Assinatura RSS

Sobre o aborto

Publicado em

Nunca abortei. E, sinceramente, não sei se teria coragem de abortar. Sim, é preciso muita coragem para isso. Ao contrário do que muitos podem pensar, tomar essa decisão e assumi-la não é nada fácil.

Mas o engraçado é que essa possibilidade de escolha sempre foi natural pra mim. Há alguns anos, eu simplesmente não pensava que alguém seria contra ou a favor essa decisão. Muito provavelmente por eu fazer parte da classe média, ou seja, da que menos sofre com o fato do aborto ser ilegal,  já que mesmo que fique apertado dá pra pagar um procedimento (que é muito caro).

Sabemos que quem mais sofre com situações de abortamento são mulheres pobres e negras, que não têm dinheiro para pagar o procedimento de uma forma mais segura e acabam recorrendo a meios super perigosos, além de sofrerem discriminação ao procurarem atendimento médico.

Acho importante esclarecer que quem defende a legalização do aborto defende que mulheres que tem uma gravidez indesejada tenham como escolher, possam tomar uma decisão em relação ao seu corpo e sua vida, que as mulheres que fizerem essa escolha tenham condições decentes para isso, não o aborto em si.

Assim como eu, tem muita mulher por aí que nunca faria um aborto e nem por isso se sente no direito de decidir por todas as outras mulheres.

Para algumas pessoas abortar ou não entra num âmbito religioso. E isso merece respeito. Mas por que VOCÊ escolheu uma religião que vê o aborto como pecado, por exemplo, EU não posso ter uma posição contrária? O argumento religioso não pode servir nas leis brasileiras – ou não deveria, pelo menos – afinal, teoricamente, o Estado é laico.

É muito comum ouvir que “se o aborto for legalizado todo mundo vai querer sair abortando por aí”. Isso é um mito. As coisas não são tão simples. Escolher não prosseguir com uma gravidez é uma decisão difícil, e quem faz essa escolha não esquece tão facilmente e ainda carrega um estigma.

Recomendo a todas as pessoas que tenham algum interesse pelo assunto, independente de ter uma opinião formada sobre ou não, que leia os textos da Blogagem Coletiva pela Descriminalização e Legalização do Aborto, que estão ótimos e trazem informações e ideias muito importantes.

Também vale a pena ler esse texto do Drauzio Varella que considero bem esclarecedor.

Natalia Mendes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: